8 de janeiro de 2011

Gottlieb Daimler

Gottlieb Daimler , nasceu na pequena cidade de Schomdorf, na Alemanha, em 17 de março de 1834. filho de pedreiro, trabalhava ainda quando jovem para auxiliar a família, trabalhando em uma fábrica de armas, estudou latim, depois freqüentou uma escola de desenho, seu talento era imenso, conseguiu seu diploma de engenheiro em Stuttgart na Alemanha, se dedicando intensamente de 1857 a 1859, depois desenvolveu seus estudos na França e Inglaterra, antes de se empregar na fábrica de Otto na cidade de Deutz, aprendeu e desenvolveu a sua própria técnica em criar e em 1862, conseguiu seu emprego de desenhista em Geislingen , no ano de 1863.

Começou a trabalhar como inspetor da oficina da fábrica de máquinas Bruderhauses, na cidade de Reutlingen onde no ano de 1865 conheceria Wilhelm Maybach, logo em seguida no ano de 1867 no dia 09 de Novembro casaria com a Sra. Emma Kurtz de Maulbronn . No ano de 1869 foi trabalhar na oficina da Companhia Construtora de Máquinas Karlsruhe e no ano de 1872, transferiu- se para a Otto & Langen como gerente técnico da fábrica de Motores Deutz, onde assim conheceria o incrível motor de Otto de quatro tempos, em 1882, deixa a fábrica de Deutz por discordar diversas mudanças técnicas nos novos motores com a direção da empresa, neste mesmo ano Daimler compra uma vila na cidade de Connstatt pelo valor de 75000 marcos Ouro, valor este conseguido com o seu trabalho na Deutz após a sua indenização e encerramento de contrato com a fábrica de motores. Assim iniciou diversas modificações e começou a construção de sua fábrica de motores , iniciando a patentear depois de muitos testes um motor movido a gasolina não refrigerado, com isolação de calor com ignição de tubo incandescente não controlada, desenvolvido em um motor de quatro tempos, isso transformou em uma grande briga judicial entre a Deutz e Daimler , pois diretores da Deutz dizia que este projeto eram deles, mais Daimler recusou a permitir o uso gratuito da ignição por tubo incandescente não controlada, a Corte Federal analisando ambas as partes graças a sua intervenção pessoal aceitou a argumentação de Daimler e sua posição prevaleceu sendo que no fim do ano de 1883 já funcionava pó primeiro motor de testes da Daimler , um motor que havia sido fundido por uma fábrica de sinos e em livros foi registrado como“ pequeno motor modelo “ era um avanço técnico, á ignição incandescente e a válvula de descarga do motor atingiu 600 rotações por minuto, onde superava qualquer motor construído até aquela época, e que se restringiam a 120- 180 rpm.

Desta forma Daimler resolveu fazer mais um motor de testes, era início de 1884, deu a ele o nome de Standuhr ( significa relógio de pé ) era um motor de muita economia de peso e altamente compacto, desenvolvendo este motor em conjunto com Maybach e chegaram a uma conclusão, montar aquele motor em um veículo, sendo que o primeiro veículo de testes foi uma motocicleta, com quadro de madeiras, montando este motor que tinha um cilindro, verticalmente em baixo do assento do motorista. Em 28 de Agosto de 1885, Daimler e Maybach receberam a sua patente deste veículo, n° DRP 36423. já em 1886, Daimler encomendou da empresa W. Wimpff&Sohn uma carruagem do tipo americano fabricado na Cidade de Hamburgo e totalmente montado na Cidade de Stuttgart sendo que este veículo foi entregue secretamente na noite de 28 de Agosto de 1886 na propriedade de Daimler supostamente como presente de aniversário para a senhora Daimler . Era um veículo que apresentava um motor que eles montaram perto da direção giratória com as instruções de Maybach na fábrica de máquinas de Esslingen que tinha 1.1/2 HP e foi montado conforme o modelo do “ relógio de pé “ sendo que a transmissão de potência era executada através de correias, assim estava montado o primeiro automóvel de quatro rodas do mundo. O próximo veículo de testes foi um barco onde a patente descrevia “ dispositivo para acionar o eixo roscado de um barco através de máquina de potência a gasolina ou petróleo “.

Em Junho de 1887 uma nova área de fabricação foi coberta em Seelberg onde Daimler contratou 23 funcionários escolhidos a dedo para esta simples oficina de testes onde o nímero de funcionárioss foram alto demais, isso consumiram uma parte da fortuna de Dailmer , mas também pode ser compensado pelos grandes ganhos financeiros na época provocados pelos bons negócios dos motores a barco, mais esta densa situação financeira forçou a Daimler a finalmente procurar associados, onde em 28 de Novembro de 1890 foi fundada a DAIMLER-MOTOREN-GESELLSCHAFT com o simples objetivo de dar continuidade as atividades em Seelberg onde pelo contrato sindicalizado estava previsto para assumir Maybach com o cargo de Diretor Técnico, mais os objetivos contratuais contudo para uma capacidade como a de Maybacheram inaceitáveis, onde saiu da Companhia em 11 de Fevereiro de 1891. O ponto central da controvérsia era que se interpunha entre Duttenhofer e Daimler eram os produtos. Na medida em que se conseguia se chegar a um acordo Dailmer apelou para um estratagema independentemente da empresa onde todo o desenvolvimento deveria continuar com a orientação de Maybach onde assim matava dois coelhos de uma vez só, já que o encerramento do contrato de Maybach obrigaria a desembolsar uma quantia nada desprezível em dinheiro e pela segunda vez o domicílio particular de Maybaach passaria assim a funcionar como escritório de desenvolvimento construtivo onde já no segundo semestre de 1892 Maybach alugaria por ordem de Daimler o Jardim de Inverno do antigo Hotel Hermann .

As patentes construtivas correriam devido a necessária confidencialidade em nome de Maybach, Daimler providenciava o esquema financeiro enquanto Maybach tinha total liberdade construtiva. Uma das mais importantes invenções de Maybach neste período foi a invenção de um carburador de dois bicos injetores. A DMG não teve o sucesso econômico com a partida de Maybach, as invenções eem conjuntas com Daimler e Maybach foram reconhecidas em toda a Europa, principalmente pelos lados da França que foram comercialmente exploradas. Os pioneiros Panhard e Levassor adquiriram de Dailmer todos os direitos de licenciamento e montaram os seus veículos a partir do ano de 1890, sendo somente os motores de dois cilindros em V desenvolvidos por Maybach. Dailmer já estava um pouco doente, lutava com seus problemas de coração onde no inverno de 1992 e 1993, adoeceu e foi levado para uma clinica em Florença onde reencontrou Linda Hartmann, nascida em Schwend que ele havia conhecido entre amigos em Cannstatt. Sua primeira esposa Emma havia falecido em 28 de Julho de 1889, e Linda Hartmann, 22 anos mais jovem e muito viajada o impressionou tanto que eles resolveram assim se casar, em 08 de Julho de 1893, no Schwabisch Hall. Com seus problemas de saúde já evidenciados Daimler cometeu alguns erros em relação a DMG e recusou adquirir 102 ações adicionadas, o que permitiriam garantir o controle majoritário, mais pensava na possibilidade e temia a sobrevivência da empresa. Cresceu também a tensão entre Daimler e Duttenhofer, e Lorenz, onde finalmente levou os outros dois acionistas a ameaçar e expulsa- ló da sociedade da DMG se não saudasse uma dívida bancaria 66.666 marcos. Para não enfrentaar a bancarrota Daimler concordou, eles assim se livraram de Daimler mais isso não trouxe sorte para a empresa, onde não havia mais desenvolvimento e os balanços tornaram- se notadamente piores. Em 1895 uma oferta da Daimler-Motor- Gesellschaft, para Maybach recebeu a resposta que ele não voltaria para a empresa sem Daimler . Duttenhofer talvez não teria concordado se não fosse outro acontecimento que acabaria provocando uma reviravolta no desempenho do negocio.

Através do motor Phoenix projetado por Maybach a fama de Daimler Motores estava na boca do mundo e um grupo de industriais ingleses cujo o seu porta voz Frederick R. Simms, desejou adquirir os direitos de licenciamentos deste motor para a Inglaterra. Onde estavam prontos a pagar a quantia de 350.000 marcos com a condição que Dailmer fosse reintegrado a empresa. O retorno de Maybach e Daimler acabou provocando um inesperado crescimento nas operações da empresa. Daimler recebe assim a sua parte acionária de 200.000 marcos de volta alem de um título de usufruto de 100.000 marcos com o cargo de conselheiro e inspetor Geral do Conselho de Administração. Maybach foi nomeado Diretor Técnico da Daimler- Motoren-Gesellschaft e também rrecebeu ações no valor de 30.000 marcos alem de receber a incumbência fundamental de desenvolvimento técnico e confiabilidade de produtos reconstruindo assim a competitividade do produtos da DMG, onde a construção foi desenvolvida nas instalações do Hotel Hermann que se transformou em uma importante base industrial, mais Dailmer só permaneceu neste cargo somente durante cinco anos onde faleceu no dia 06 de março de 1900, mais breve contaremos mais deste fantástico pioneiro.

Pesquisa:

Carlos Guimarães

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