9 de janeiro de 2011

Volkswagen, o Carro do Povo

A Volkswagen é hoje uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo e tem a sua sede mundial na Cidade de Wolfsburg na Alemanha, alem da marca Volkswagen é também proprietárias das marcas Audi, Skoda, SEAT, Bentley, Lamborghini, Aston Martin, e Volkswagen Caminhões, e recentemente acionista controladora da Scania, seu nome traduzido significa CARRO DO POVO , sendo seus principais acionistas a Porsche e o governo do estado alemão da Baixa Saxônia, e tem uma das mais incríveis histórias do automóvel que envolve o governo de um país e diversas e diferentes empresas.

Na verdade desde o ano de 1925, um veículo conceito básico já existia idealizado pelo famoso projetista Bela Barenyi, por esta década muitos outros veículos foram surgindo como o Standard feito pelo projetista húngaro Joseph Ganz, mais um chamava a atenção pela forma aerodinâmica, e pela resistência e beleza, desenvolvido pelo engenheiro austríaco Hanz Ledwinka, o Tatras que ganhava as ruas da Tchecoslováquia veículos que possuíam motor traseiros e refrigerados a ar, chassis com tubo central, esta idéia chamou muito a atenção do também projetista Ferdinad Porsche.

No ano de 1930 a República Federal da Alemanha vivia uma grande recessão e tinha um dos piores índices de motorização da Europa, onde a maioria de suas fábricas automotivas eram destinados a fabricação de veículos de luxo muitos caros, veículos estes montados manualmente por uma fábrica com poucos empregados, neste mesmo ano Porsche montou seu escritório Kosntruktionburo e recebeu uma encomenda da Wanderer ( acionista principal da Auto Union ) para desenvolver uma linha de sedans de luxo, que recebeu o nome de número 7 para não dar a impressão de ser o primeiro, tendo um diferencial por ser um veículo arredondado, e pequeno. Em 1931 uma fabrica de motos arriscou na fabricação de um veículo, a Zundapp, e encomendou a Porsche para desenvolver um veículo popular, com a carroceria fornecida pela Reutter e os motores fornecidos pela Zundapp os veículos foram batizados de Tipo 12 . (Pesquisa: Carlos Guimarães).

Nenhum comentário: