7 de janeiro de 2011

Alfa Romeo

No ano de 1910, foi criada na Cidade de Portello a ANONIMA LOMBARDA FABRICA

AUTOMOBILI que adotava como o seu símbolo o tradicional estilo milanês ( uma cruz vermelha sobre ao seu fundo branco uma cobra do escudo de armas dos Visconti de Milão ) . Nesta época era normal se testar a durabilidade dos veículos nas pistas de corridas, assim a Alfa iniciou seus desenvolvimentos e seus projetos construindo automóveis muitos rápidos e começou assim seus primeiros resultados positivos vencendo as competições no Circuito de Mugello, ( pós guerra do biênio em 1920/ 21 ) . Neste mesmo período a ALFA começou a passar por problemas financeiros, e o industrial Nicola Romeo teve o controle da empresa anexando em todos os carros da fabrica o seu sobrenome. Em 1920 foi lançado no mercado da época o ES de 4 cc de 30 HP, foi o primeiro aa levar o nome completo ALFA ROMEO, foi um grande sucesso pelas inovações, em 1923, o Sr. Nicola Romeo contratou o conhecido projetista Vitório Jano, e deu início ao sucesso da marca em toda a Europa onde todos os automóveis da marca que eram lançados ao público vinha com muitas inovações e aperfeiçoamentos técnicos e inovadores como as válvulas inclinadas, duplos comando de válvulas no cabeçote, câmaras de combustão hemisféricas, que durante muitos anos permaneceu sem grandes modificações, onde se tinha como lema principal oferecer o melhor carro para vencer todas as corridas sendo os carros preferidos dos aristocracia italiana. No ano de 1928 os problemas financeiros da época afetavam todos os pequenos fabricantes, Nicolas Romeo foi afastado da empresa devido a incorporação de um banco, e em 1934 o governo fascista assume de vez o controle total da ALFA ROMEO que passa de vez a ser uma empresa estatal. Seu projetista Vitório Jano ignorou as várias e diversas dificuldades econômicas que na época tinha como cenário a grande depressão européia dos anos 30, e continuou a projetar seus veículos com inovadores aperfeiçoamentos mostrando para todos que a ALFA ROMEO continuava viva sem depender da venda da produção de seus carros, mais da produção de motores industriais a diesel, hélices e motores de aviões, foram criados assim os esportivos que se tornaram lendas e objeto de desejo de muitos, em 1929 chega na empresa Enzo Ferrari com o cargo de piloto de testes e mais tarde como chefe da equipe Ferrari, que preparava carros Alfa Romeo para correr.

Nenhum comentário: